domingo, 5 de janeiro de 2014

CABOLA-BRABA, FLOR SÍMBOLO DO INVERNO

POPULARMENTE FALANDO...
A cebola-brava, ou cebola-braba é um vegetal curioso. Trata-se de uma plantinha provida de um tubérculo com aparência e odor que nos lembra uma cebola, por possuir essas características e por nascer no mato sem que seja necessária a intervenção humana ela seja tida como brava; a cebola fica a alguns centímetros abaixo do solo durante quase todo o ano como se estivesse em latência, adormecida, cristalizada.


Aqui, em Serrinha dos Pintos/RN, ao cair das primeiras chuvas ou, senão, da primeira chuva de inverno, ela aparece lançando filetes de poucas folhas compridas, lisas e achatadas. Em no máximo dois dias essa plantinha nos presenteia com uma linda flor (lírio), a maioria na cor branca, outras num maravilhoso tom rosa avermelhado.
 
Durante os períodos secos ninguém nota a existência dessa planta, mas, quando chove nossos quintais logo ficam enfeitados com um magnifico jardim natural, este que dura pouco mais de uma semana, talvez duas,  pois  a "exibição" da cebola-braba é curta, rapidamente sua flor se transformará em uma espécie de fruta cheia de sementes; essa frutinha, também, num curto espaço de tempo, seca, se abre e espalha as sementes sobre o solo. 
 Verdadeiro jardim natural
 
Antes que esse ciclo se complete, naturalmente, as lagartas que se alimentam especificamente desse vegetal, vem e os consumem deixando somente as  batatas embaixo da terra para que no ano seguinte o ciclo possa se repetir. 

A cebola-braba é consumida em alguns lugares sob a forma de molho picante; ela, dependendo do lugar ou do país, recebe outras denominações como flor de trovão, açucena, entre outros. Por Gardênia Oliveira
********************************************
NOTA:
O texto acima foi produzido a partir de conhecimentos empíricos, mais se você quiser se aprofundar no assunto click  AQUI.
 
 
 

2 comentários:

  1. olá professora Gardênia,
    Parabéns pela postagem.

    Sou de Grossos-RN e procuro plantas da caatinga potiguar para fazer um pomar de xerófilas.

    Vc. poderia me conseguir uns bulbos dessa cebolinha? Me interessa também outras sementes, tais como mulungu, aroeira e outras.

    Contato: Magnos 84-98124-4501
    magnoselias@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  2. No Ceará conheço como flor de trovão, elas nascem nas primeiras chuvas,menos de uma semana nascem é floram

    ResponderExcluir