domingo, 9 de fevereiro de 2014

FLORA NORDESTINA: ANGICO VERMELHO


O angico vermelho (Anadenanthera macrocarpa (Benth.) Brenan) é uma árvore da família Fabaceae, sub-família Mimosoideae.





O angiqueiro pode atingir alturas de 8 a 16m, com tronco revestido por grossa casca suberosa, de 30-50 cm de diâmetro.
 

Sinônimos: angico vermelho, angico, angico amarelo, angico branco, angico bravo, angico preto, angico do campo, angico rajado, angico fava, angico jacaré, angico rosa, angico do mato, arapiraca, brincos de sagui, cambuí ferro, curupaí, guarapiraca, angico de casca, paricá, cebil, cebil colorado, angico de curtume




Madeira pesada, compacta, não elástica, rija, de grande durabilidade sob condições naturais. Sua madeira é própria para construção civil, como vigas, caibros, tábuas para assoalhos, dormentes e para uso em carpintaria e marcenaria não sendo afetada por insetos, inclusive cupins, podendo durar até 20 anos sem pintura. Serve para estacas, mourões, lenha e carvão. A casca serve para curtir couro.  
 

A árvore apresenta características ornamentais, principalmente pela forma retorcida e suberosa de seus ramos, podendo ser empregada no paisagismo em geral. É uma espécie pioneira, rústica e adaptada à terrenos secos e ótima para plantios mistos em áreas degradadas e de preservação permanente.  
 


As folhas do angico são compostas com 20 a 80 folíolos, sempre aos pares. As flores pequenas, do tipo pincel, de cor creme e estão agrupadas em inflorescências globosas. Elas são tóxicas ao gado, porém quando fenadas ou secas juntamente com os ramos novos, constituem em excelente forragem para bovinos, caprinos e ovinos


Os frutos são vagens achatadas, finas, compridas e de cor escura. Os indígenas da América do Sul usam suas sementes para obter uma substância alucinógena, chamada "yopo",que é inalada.

Infelizmente, essa arvore que até outro dia servia de pouso para diversas aves e saguis (na imagem abaixo), hoje virou lenha e, seu tronco certamente será queimado para que não volte a brotar.



* No Brasil, no estado do Tocantins temos um município denominado Angico e, no Rio Grande do Norte temos a cidade de Angicos.

Fonte: florestasnativas.com.br/ // embrapa.br/ // Gardeniaoliveira
Imagens: Gardeniaoliveira

Nenhum comentário:

Postar um comentário