domingo, 2 de fevereiro de 2014

FLORA NORDESTINA: MULUNGU

MULUNGU no Córrego dos Pilares
 
É uma arvore vistosa, robusta que pode atingir mais de 12m; todo seu caule é revestido por protuberâncias que, se observada a uma certa distância, são confundidas com espinhos; de folhas miúdas e frondosa os pássaros a frequentam bastante construindo seus ninhos ali; a madeira porosa é utilizada na fabricação de artesanato; o mulunguzeiro produz vagens que em seu interior armazena sementes semelhantes ao feijão ou mesmo a soja, sendo diferenciado pela cor vermelha, tamanho e utilidade. 
 
Caule recoberto por protuberâncias (defesa natural)

Na cidade de Serrinha dos Pintos/RN essa árvore é abundantemente encontrada ao longo das margens do  Córrego dos Pilares (Riacho do Comissário), zona de mata/vegetação típica da caatinga, fechada e de difícil acesso.



O nome científico do MULUNGU é Erythrina mulungu. Por ser  uma planta medicinal pode ser comprado em lojas de produtos naturais sob a forma de planta ou tintura.

O MULUNGU serve para ajudar no tratamento de estados emocionais como histeria, insônia, neurose, ansiedade, agitação, depressão, ataque de pânico, compulsão, distúrbio de sono; e de doenças como hepatite, esclerose, pressão alta, cistite, epilepsia, insuficiência urinária, gengivite ou bronquite asmática.

As propriedades do MULUNGU incluem a sua ação calmante, antiasmática, analgésica, diurética, expectorante, hipnótica, hipotensiva, narcótica, sedativa, tranquilizante, antidepressiva, hepatoprotetora, hipotensiva, antibacteriana, antiespasmódica, tônica e anti-inflamatória.

Como recurso curativo as partes usadas da planta são os frutos, flores, cascas e sementes.

Os efeitos colaterais incluem sedação, sonolência e paralisias musculares.

É contraindicado para indivíduos que usam medicamentos anti-hipertensivos.

Link útil:

Córrego dos Pilares em época de estiagem. Mulungu ao fundo, no topo do rochedo.

FIQUE SABENDO: No Brasil existem três municípios com o nome de MULUNGU, um no estado do Ceará, outro na Paraíba e um terceiro na Bahia, o Mulungu do Morro. Essa árvore ainda recebe o nome de canivete, bico-de-papagaio e corticeira, entre outros.

Fonte: Tuasaude.com/ Gardeniaoliveira
Imagens: Gardeniaoliveira

Nenhum comentário:

Postar um comentário