domingo, 5 de janeiro de 2014

CABOLA-BRABA, FLOR SÍMBOLO DO INVERNO

POPULARMENTE FALANDO...
A cebola-brava, ou cebola-braba é um vegetal curioso. Trata-se de uma plantinha provida de um tubérculo com aparência e odor que nos lembra uma cebola, por possuir essas características e por nascer no mato sem que seja necessária a intervenção humana ela seja tida como brava; a cebola fica a alguns centímetros abaixo do solo durante quase todo o ano como se estivesse em latência, adormecida, cristalizada.


Aqui, em Serrinha dos Pintos/RN, ao cair das primeiras chuvas ou, senão, da primeira chuva de inverno, ela aparece lançando filetes de poucas folhas compridas, lisas e achatadas. Em no máximo dois dias essa plantinha nos presenteia com uma linda flor (lírio), a maioria na cor branca, outras num maravilhoso tom rosa avermelhado.
 
Durante os períodos secos ninguém nota a existência dessa planta, mas, quando chove nossos quintais logo ficam enfeitados com um magnifico jardim natural, este que dura pouco mais de uma semana, talvez duas,  pois  a "exibição" da cebola-braba é curta, rapidamente sua flor se transformará em uma espécie de fruta cheia de sementes; essa frutinha, também, num curto espaço de tempo, seca, se abre e espalha as sementes sobre o solo. 
 Verdadeiro jardim natural
 
Antes que esse ciclo se complete, naturalmente, as lagartas que se alimentam especificamente desse vegetal, vem e os consumem deixando somente as  batatas embaixo da terra para que no ano seguinte o ciclo possa se repetir. 

A cebola-braba é consumida em alguns lugares sob a forma de molho picante; ela, dependendo do lugar ou do país, recebe outras denominações como flor de trovão, açucena, entre outros. Por Gardênia Oliveira
********************************************
NOTA:
O texto acima foi produzido a partir de conhecimentos empíricos, mais se você quiser se aprofundar no assunto click  AQUI.
 
 
 

13 comentários:

  1. olá professora Gardênia,
    Parabéns pela postagem.

    Sou de Grossos-RN e procuro plantas da caatinga potiguar para fazer um pomar de xerófilas.

    Vc. poderia me conseguir uns bulbos dessa cebolinha? Me interessa também outras sementes, tais como mulungu, aroeira e outras.

    Contato: Magnos 84-98124-4501
    magnoselias@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu tenho como conseguir a cebola, a semente do mulungu e da aroeira.

      Excluir

    2. Você consegue mudas da cebola brava? Vi seu comentário no blog. Que cores você tem? Desde já agradeço pela atenção. Meu email é: goodcatt30@gmail.com

      Excluir
  2. No Ceará conheço como flor de trovão, elas nascem nas primeiras chuvas,menos de uma semana nascem é floram

    ResponderExcluir
  3. Tenho uma filha que nasceu em 23 de janeiro de 90, ela é magrinha e delicada como essa flor que desabrocha nas primeiras chuvas de janeiro,chamo minha filha de flor de janeiro por causa dessa flor.

    ResponderExcluir
  4. Esta cebolinha e comestivel? Os nativos da região que encontrei elas falam que e toxica para os animais, bovinos cabrinos e ouvinos, chegando a vir a óbito se consumirem, será lenda ou verdade?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Talves se comerem as folhaas e flores... morrem. mas e bulbo? ACREDITO QUE É COMESTIVEL. nunca tive a oportunidade de encontrar uma, mas tenho vontade de encontrar uma

      Excluir
    2. Há pesquisas que indicam a presença de substâncias químicas tóxicas. Eu não recomendaria a ninguém o consumo. Mesmo na internet existem fontes, como teses de universidades que apontam este fato. Pesquisem por Habrantus Itaobinus, o nome de uma destas cebolinhas mais comuns, e encontrarão as fontes.

      Excluir
  5. No interior do Ceara o bulbo é usado p fazer chá e lambedor,funcionando como expectorante, li alguns relatos de que é toxica mas sempre que a gripe e tosse nos pegavam era o remédio, tomei minha infância inteira.

    ResponderExcluir
  6. Conheço essa Cebolinha, desde que tinha 3 anos de idade. Sempre brinquei com elas. Acredito que elas tenham um Significado muito importante em nossas Vidas. Pois são como um Milagre Divino. Surgem do nada! E ninguém consegue reproduzi las.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Interessante seu comentário! Eu também tenho um carinho especial por essa planta. Eu morava numa roça no norte de Minas, um dia mãe nos acordou cedo, eu e minha irmã éramos bem pequenas, mãe nos fez uma surpresa levando até o quintal que estava totalmente florido com aquelas cebolinhas maiores. Foi uma das coisas mais lindas que já vi.
      A partir daí essa flor e a cebolinha estava presente em todas as brincadeiras.

      Excluir