domingo, 23 de fevereiro de 2014

FLORA NORDESTINA: JUAZEIRO.


O juazeiro (Ziziphus joazeiro Mart.; Rhamnaceae), também conhecido por joá, laranjeira-de-vaqueiro, juá-fruta, juá e juá-espinho, é uma árvore típica do Nordeste do Brasil.
Seus frutos, do tamanho de uma cereja, são comestíveis e utilizados para fazer geleias, além de possuírem uma casca rica em saponina (usada para fazer sabão e produtos de limpeza para os dentes). São também utilizados na alimentação do gado na época seca.


Membro da família Rhamnaceae, é uma árvore, em seu ambiente natural de caatinga e cerrado, de médio porte, com ramos tortuosos protegidos por espinhos. Entretanto, a espécie se adapta bem a locais mais úmidos, onde se torna árvore elegante com cerca de 15 metros de altura. 
 

Suas folhas assemelham-se às folhas de canela, exceto pelo tom verde mais claro e consistência mais membranácea. 


Suas flores são pequenas, de cor creme, dando origem a frutos esféricos, também pequenos, de cor amarelada, doces, com uma semente em seu interior.



A árvore é reputada por diversas propriedades medicinais. Entre seus componentes químicos, destacam-se vitamina C, pó de juá, cafeína, ácido betulínico e saponinas (estas últimas consideradas tóxicas, se em grandes quantidades). O extrato do Juazeiro, o juá, é empregado na indústria farmacêutica em produtos cosméticos, dentre eles xampus e cremes, bem como em cremes dentais.


A árvore do Juazeiro durante o ano todo é bastante frequentada por aves e outros animais como saguis, sanhaços, galos da campina e principalmente iguanas. 
 

Conheço a história de um homem muito bruto que cortou um pé de juá por causa de uma iguana. O fato se deu da seguinte forma: Certo dia o homem percebeu que a iguana que frequentava seu Juazeiro havia comido o pé de abóbora. Esse senhor passou o resto do dia tentando localizar o animal para matá-lo e, como não conseguiu, revoltado, cortou o Juazeiro.

No Brasil temos duas cidades que carregam o nome dessa planta: Juazeiro do Norte, no estado do Ceará e Juazeiro, no estado da Bahia. 

Fonte: Gardênia Oliveira/ Wikipédia
Fotos: Gardênia Oliveira

Um comentário:

  1. Olá Gardênia.
    Sou pesquisadora iconográfica da Editora Moderna, e estamos produzindo um livro didático e nosso autor gostaria de utilizar a sua foto da árvore Juazeiro. É possível?

    Atenciosamente,
    Vanessa Manna
    vmanna@moderna.com.br

    ResponderExcluir