domingo, 2 de março de 2014

FLORA NORDESTINA: XIQUE-XIQUE


Xique-Xique (Pilocereus gounellei) 

 

Seus galhos se arrastam pelo chão formando verdadeiros alastrados. Os espinhos são agudos brancos e se formam em um conjunto com vários espinhos. A planta é de cor verde claro. Ao lado do mandacaru é um dos frutos da caatinga disputados por colecionadores da espécie e integra alguns cardápios exóticos do Nordeste brasileiro (com pratos como o "cortado" de xique-xique). 



Floração: coloca flores rosadas protegidas por uma espécie de algodão natural produzido pela planta. As flores surgem nos meses que antecedem as trovoadas, geralmente de dezembro a janeiro.
   
Frutificação: os frutos são bagas de tamanho médio, verde por fora e vermelha por dentro, repletos de sementes que são muito apreciadas por aves e animais da caatinga. Pessoas da roça também apreciam bastante seu fruto.
 
 
O Xique-xique é uma Cactaceae utilizada, pelos agricultores, como uma alternativa para alimentação dos animais em períodos de longa estiagem nas caatingas do Nordeste brasileiro. Esta planta é a última alternativa dos agricultores para salvar seus animais, devido a grande dificuldade de sua utilização sendo necessário que esta passe por um processo de "queimagem" para a retirada dos espinhos afim de que os animais possam ingeri-la sem que sofram ferimentos. 


Foi avaliado o efeito da utilização do xique-xique sobre o ganho de peso de 12 caprinos, no período de agosto a novembro de 2005. O delineamento experimental constou de três tratamentos com quatro repetições. Os animais consumiram no período, uma média de 351,13 kg de fitomassa de xique-xique no período. O consumo diário de foi de 6,63 kg/dia.  Os animais que receberam suplementação tiveram uma perda de peso menor do que aqueles que permaneceram em pastejo contínuo na caatinga.



O xique-xique também aparece em letra de música: "Quem não conheçe Severina Xique-xique, que botou uma butique para vida melhorar. Pedro Caroço, filho de Zé vagamela, passa o dia na esquina fazendo aceno para ela. (Genival Lacerda); Rede de comercialização solidárias; Hotéis; Restaurante; Companhia de aviação e até mesmo dando nome a uma Cidade do estado baiano.


Fonte: belezadacaatinga.blogspot.com.br// Wikpédia/ Gardênia Oliveira
Imagens: Gardeniaoliveira

2 comentários:

  1. Obrigado por fazer referência ao www.belezadacaatinga.blogspot.com.br!

    ResponderExcluir
  2. Agradeço a você por visualizar meu humilde blog que no momento estou sem tempo para atualizá-lo. Em breve isso vai mudar e com certeza voltarei a referenciar o seu blog que é maravilhoso.

    ResponderExcluir