domingo, 4 de janeiro de 2015

BICHOS DO MEU SERTÃO: GARÇA VERDE

Garça Verde captura peixe
A GARÇA VERDE é uma ave que habita regiões com água: açudes, lagoas, barragens ou represas e ainda barreiros onde possa conter seu alimento preferido, pequenos peixes. Não podemos dizer que ela seja um animal totalmente aquático pois não possui pés palmados para que lhe possibilite nadar. A pesar de sempre encontrar-se junto a água, se observarmos percebemos que, no máximo, entra nas margens rasas. Geralmente a vemos sobre um tronco, uma pedra, uma folha ou qualquer outro elemento que lhe propicie espreitar seu alimento, mas sem haja necessariamente preciso adentrar em águas mais profundas.

Garça Verde caminha sobre folhagem de vegetação aquática

A garça se mantém sempre próximo a água, mas em locais seguros visto que sua anatomia não lhe permite nadar

A GARÇA VERDE é muito esperta e paciente, costuma ficar diversos minutos imóvel a beira d'água a espera que o peixe dê um vacilo e então ela ataca com precisão. É uma ave arisca que não costuma permitir  a aproximação humana e também não é muito típico vê-la em bandos, geralmente observamos de dois a cinco indivíduos em um mesmo habitat sendo que onde uma está não permite a permanência de outra, então, quando em um açude, por exemplo, as GARÇAS VERDES procuram manter distância umas das outras, talvez como estratégia de caça e como forma de evitar a concorrência por comida.

Espreitando
Aqui, no meu sertão, a GARÇA VERDE é conhecida por SOCÓ, ave esperta, paciente, ágil que inicialmente apresenta-se com um tamanho mais quando estica seu pescoço se mostra ainda maior e mais bela. 

A capacidade de estender o pescoço lhe favorece na pesca e para se impor diante dos concorrentes.
Clique AQUI e veja uma matéria interessante que relata sobre a esperteza da GARÇA VERDE ao utilizar-se de uma migalha de pão como isca para atrair e captura um peixe.





*Aqui os conhecimentos são empíricos, relatados a partir daquilo que foi vivenciado. Se você tem alguma experiência, algum fato curioso a cerca da GARÇA VERDE e quer dividir conosco entre em contato através dos comentários e vamos enriquecer ainda mais nossos saberes. A fonte será divulgada com prazer.

Nenhum comentário:

Postar um comentário