domingo, 22 de junho de 2014

BICHOS DO MEU SERTÃO: BEIJA-FLOR-RABO-DE-TESOURA


Beija-Flor-Tesoura ou Tesourão (Eupetomena macroura) é uma espécie de ave da família Trochilidae (beija-flores). Uma das mais comuns encontrada em quase todo o Brasil. Também encontrado na Bolivia, Paraguai, Guiana Francesa entre outros da América Do Sul

Aparência

O Beija-Flor-Tesoura tem esse nome por sua cauda ser dividida no meio, dando a aparência semelhante a de uma tesoura. Sua cabeça, pescoço e cauda são azuis, sendo seu dorso verde. Sua coloração é igual em ambos os gêneros, somente nas fêmeas sendo levemente mais escura, e a fêmea é menor. Medem aproximadamente 15–17 cm (sua cauda medindo quase metade do total), eles são uma das maiores espécies de Beija-Flor e a segunda maior encontrada no Brasil. Pesam cerca de 9 g.


Reprodução

Beija-Flores-Tesoura acasalam pela primeira vez, na idade de 1-2 anos, eles voam juntos em zig-zag quando vão faze-lo. Seu ninho tem a forma de um copinho, e os ovos racham depois de 15-16 dias. Os filhotes nascem nús, com um pouco de penugem. Suas penas nascem depois de 5 dias, e são alimentados de uma a duas vezes por hora por sua mãe. Eles deixam o ninho depois de cerca de 23 dias, mas voltam ao ninho pra dormir por mais alguns dias. Duas a três semanas depois, eles estão completamente independentes.



Saiba mais sobre o Beija-flor-tesoura clicando AQUI. E sobre outras espécies americanas clique AQUI.

Fonte Wikipédia
Fotos: Gardênia Oliveira

Nenhum comentário:

Postar um comentário