quarta-feira, 2 de julho de 2014

BICHOS DO MEU SERTÃO: PICA-PAU

No Brasil encontramos 47 espécies da família picidae.
O Pica-pau recebe este nome devido ao fato de viver fazendo furos nos troncos das arvores, seja para procurar larvas, seja para fabricar seus ninhos. Os pica-paus, apesar da variedade, na grande maioria possuem um topete vermelho bem característico.
Essa avezinha localiza as larvas batendo com o forte bico contra a madeira. Geralmente as larvas estão no interior de um pequeno orificio que ao ser localizado é imediatamente alargado e, as larvas por sua vez são capturadas tornado-se alimento para o pássaro. Dependendo da espécie o pica-pau tambem gosta de se alimentar de borboletas, formigas, cupins, mamão e laranja



Os pica-paus são aves relativamente fáceis de se identificar na natureza pelo observador de aves, pois possuem uma característica muito especial: são hábeis “cavadores de buracos em troncos”, o que fazem com o forte bico, a procura de alimentos.
Assista ao vídeo abaixo e veja-o na captura de seu alimento:





Em vista de nidificarem em ocos de árvores, os grandes pica-paus encontram-se em declínio populacional devido a derrubada das florestas ou de arvores grandes em florestas remanescentes, por ficarem impossibilitados de procriar.

Em algumas localidade do Rio Grande do Norte o pica-pau também é chamado de Pinica-pau.

Saiba mais clicando AQUI e AQUI.

Fotos e Vídeo: Gardênia Oliveira

Nenhum comentário:

Postar um comentário